O autocuidado pode mudar a maneira como você se enxerga - Charme-se
Logo Charme-se

O autocuidado mudou a minha vida e eu tenho certeza que vai mudar a sua também. Mas quando eu falo de autocuidado, me refiro a todos os seus pilares. No entanto para mim, tudo começou com o autocuidado físico e o emocional. E se isso não tivesse acontecido, a CHARME-SE não existiria.

Há alguns anos atrás eu tomei uma decisão que mudaria completamente o rumo da minha vida e hoje eu sou eternamente grata por isso. Porque através do autocuidado, eu mudei a maneira com que eu me enxergava e consegui pela primeira vez na vida me amar de verdade.

O autocuidado pode mudar a maneira como você se enxerga

Exatamente em 2017 eu estava em um grande dilema. Eu alisaria novamente os meus fios ou faria a transição capilar ? Pode parecer um dilema bobo para algumas pessoas, mas para mim envolvia não apenas a estética, mas o meu emocional. Porque eu cresci em meio a piadinhas racistas. Cresci sendo condicionada a me odiar, odiar características naturais minhas, simplesmente por não estar no padrão da sociedade. Isso mexe com a cabeça de uma criança, pois ela cresce traumatizada, insegura e sem saber quem é. E isso foi exatamente o que aconteceu comigo.

O autocuidado pode mudar sua vida

Veja também:

Autocuidado materno : Como conciliar com a criação de filhos.

A importância do autocuidado

Mas a minha virada de chave foi pensar em mim e não nas críticas. Criticas essas que me acompanhavam desde a infância. Eu pensei, analisei, repensei e por fim entendi que se eu fosse mudar, teria que ser por mim e nada além disso. Esse foi meu grito de independência, porque até então eu me preocupava com o que todo mundo ia pensar de mim, eu achava que tinha que me encaixar em algum lugar, e etc. Mas eu percebi que nada disso me fazia bem, eu não estava feliz de verdade. Porque o que eu fazia, era me podar para tentar caber em espaços que não significavam nada para mim; só por pertencer, para ser aceita. Porém em 2017 eu dei um basta, pois eu queria de uma vez por todas, ME RECONHECER; e eu ia começar pelo meu cabelo.

Eu me sentia muito linda de cabelo liso, mas me foi privado a oportunidade de me sentir linda e bem com meu cabelo natural. Porque desde a infância fui ensinada que tinha algo de errado com meu cabelo. Então, na contra mão de um monte de mulher que reclamava que a transição capilar era difícil; cada novo cacho que nascia no meu cabelo era um novo sorriso que eu dava.

Eu me senti plena e revigorada desde o primeiro dia que eu decidi largar as químicas capilares. Porque eu tomei uma decisão, totalmente livre de padrões e amarras. Eu fiz uma escolha saudável por mim.

Encontrando o seu equilíbrio

Através da minha transição capilar eu passei a me cuidar melhor. Aprendi a cuidar do cabelo e esse novo hábito me deu maior qualidade de vida, ânimo, motivação. Com o tempo já cuidava melhor da minha pele. Ia regularmente ao médico, passei a investir mais em mim e fazer novos cursos… A transição capilar do estético, abraçou meu emocional e por consequência alinhou os outros pilares do autocuidado. Isso se deve ao fato, de ter me mostrado a beleza e a potência que é o autocuidado feminino. Porque ele nos abraça, nos acalenta, nos devolve a sanidade e o amor próprio.

Antigamente eu era uma mulher sempre em busca de aprovação, se esquivando… Hoje, depois que passei a cuidar de mim, me dar carinho de verdade, sou uma mulher com mais garra, ânimo e determinação para fazer meus objetivos acontecerem. Hoje eu entendo que não preciso da aprovação de ninguém, EU FAÇO MINHA PRÓPRIA VIDA. Agora entendo que meu único obstáculo sou eu mesma; e que se eu preciso me diminuir para encaixar em algum lugar, certamente este lugar não é para mim e eu não preciso estar ali. Eu aprendi me cuidando que a parte que faltava para eu ser feliz de verdade, sempre esteve aqui.

Se olhar com carinho, se conhecer e se reconhecer é transformador e libertador; É NECESSÁRIO. Isso é autocuidado.

Se cuide ♥

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • carol justo

    o autocuidado é realmente muito importante, mas como é dificil aceitar que a gente precisa disso né?! eu mesma coloco tudo na frente de mim, como se as outras coisas fossem mais importantes
    mas esse ano vai ser meu ano

    beijossss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    responder
  • vanessa

    Olá Simone, amei o seu texto com muitas reflexões bacanas para pensarmos também. Gostei desse auto cuidado uma das metas é cuidar e hidratar a pele esse mês porque eu não tenho o hábito de fazer isso todo dia, então coloquei como uma meta.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
plugins premium WordPress