O que é porosidade capilar, como identificar e tratar

20/08/2019 | Sobre Cabelo Cacheado

Você percebeu que seus fios estão mais sensíveis, fragilizados… Já tentou fazer alguns hidratações e continua sentindo os fios ásperos e sem brilho? Isso pode ser a alta porosidade capilar. Mas você deve estar se perguntando “O que é porosidade capilar?”. Neste post vamos ver dicas de como identificar a tratar para recuperar os fios e conseguir cabelos saudáveis novamente.

O que é porosidade capilar ?

A porosidade capilar identifica o quanto o cabelo está poroso. O cabelo poroso é quando ele está com a cutícula aberta, ou seja, o cabelo fica ressecado, com aspecto fragilizado, opaco, quebradiço.

As vezes o cabelo está apenas poroso, mas também acontece de estar com cabelo elástico e poroso ao mesmo tempo.

A porosidade capilar apresenta 3 níveis:

Porosidade baixa: Quando as cutículas dos fios estão bem fechadas.

Média: Cutículas mais alinhadas, porém levemente abertas.

Alta: Cutículas extremamente abertas, resultando em fios danificados e frágeis.

Porque o cabelo fica poroso?

O cabelo pode ficar poroso por muitos motivos, como por exemplo: Lavar os fios com água muito quente, incompatibilidade entre químicas capilares, uso em excesso de fontes de calor, usar muitas químicas, não usar produtos com proteção UV nos fios e ter uma rotina que exponha muito seu cabelo so sol. Aguá do mar…

Como identificar a porosidade capilar?

Como já mencionado acima o cabelo poroso fica visivelmente sem vida, sem brilho, com ressecamento, aspecto de palha, muito volume. Mas além disso um cabelo poroso não vai conseguir segurar os nutrientes dos tratamentos que você fizer no cabelo. Pois devido as cutículas abertas, a hidratação que você fez não vai funcionar; já que os fios perderão facilmente estes nutrientes. Cabelo que perde a tintura rápido, também é sinal de porosidade.

O teste de porosidade funciona?

Um teste famoso na internet diz que se colocarmos nosso fio em um copo com água e boiar significa baixa porosidade. Mas se ficar no meio é porosidade média e se afundarem é porosidade alta. No entanto, para mim, não é um teste muito confiável. Porque eu fiz aqui em casa, a princípio os fios boiaram, mas depois afundaram.

A melhor maneira para saber se seus fios estão com alta porosidade, que é o estágio em que devemos nos preocupar. Pois os cabelos não estão saudáveis; sem dúvidas é olhar para seu cabelo e ver se eles estão com as características que já mencionei: fragilidade, espigado…

Como Tratar o cabelo poroso?

Faça hidratações 2 vezes por semana. Mas invista em máscaras de hidratação com PH baixo, pois vão ajudar a selar as cutículas do cabelo. Evite usar shampoos com sulfato forte, pelo menos até recuperar o seu cabelo.

É super importante fazer umectações também. Porque nossos fios precisam repor os lipídios para recuperar sua força. A nutrição pode ser feita de 2 a 1 vez por semana. Mas sempre quando for retirar a umectação do cabelo aproveita para usar uma máscara também para selar as cutículas.

Além disso é importante equilibrar o PH do cabelo também, isso pode ser feito com vinagre de maçã ( se atente ao Ph do vinagre utilizado) Ou com um neutralizante. O ideal é enluvar bem, para o produto penetrar nos fios, deixar agir 15 minutos ou conforme rótulo e depois enxaguar bem.

A reconstrução também é muito importante, neste caso é importante fazer de 15 em 15 dias. Pois a reconstrução vai ajudar a recuperar os danos causados na estrutura dos fios.

Como evitar o cabelo poroso?

Super importante fazer a prevenção, ou seja, evitar que os fios fiquem danificados. Portanto o ideal é manter uma rotina de cuidados capilares e sempre proteger os fios do calor e temperaturas altas. Mas além disso quando for fazer tratamentos químicos é importante tratar os cabelos antes e após os procedimentos.

Produtos maravilhosos para cuidar dos seus fios?

Confira abaixo alguns dos produtos que vão te ajudar a deixar seus fios saudáveis. Confira a resenha dos meus produtos favoritos no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal.


É sempre bom estar em dia com os cuidados capilares, não é mesmo ? Mas agora me diz, você já teve o cabelo poroso ? Gostou das dicas?

Beijos!!

  • essa sensação de cabelo poroso é mesmo mt ruim, adorei ver essas dicas de como tratar

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Simone
      22/08/2019

      Oi, fico feliz em ajudar

  • Jenifer
    20/08/2019

    Realmente, este teste é bem relativo. Afinal se o fio colocado na água estiver com algum resíduo como creme de pentear, pode sim trazer variação. Essa máscara que você indicou da Muriel é show de bola!
    Ótimas dicas!
    Beijos!

    • Simone
      22/08/2019

      Oi Jenifer, isso mesmo, não é um teste seguro para avaliar isso. Beijos

  • Também tentei fazer o teste colocando na água e não deu certo. Meu cabelo já é muito oleoso, pontas ressecadas. Tentei de tudo mas não entendo nada de cabelo mesmo lendo mil dicas explicadinhas =/

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    • Simone
      22/08/2019

      Larissa, calma mana, você está no lugar certo. Acredito que seu cabelo deva ser misto, oleoso na raiz e seco nas pontas, ou seja, é preciso ter cuidados diferentes. Intercale um shampoo transparente com hidratante, se possível sem sulfato forte e só passe na raiz. Nas pontas nunca esqueça das hidratações e umectações, dependendo do nivel de ressecamento, sugiro fazer uma reconstrução e depois invista em máscaras e condicionadores mais nutritivos. ♥

  • 20/08/2019

    Pensando aqui… acho que eu já tive o cabelo poroso e é péssimo 🙁
    Graças a Deus hoje em dia lele é bem saudável, mas é o que você disse tem que cuidar, prevenir.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Simone
      22/08/2019

      Sim, prevenir é sempre melhor

  • 20/08/2019

    Gostei de saber como identificar quando os cabelos estão precisando daquela ajudinha. É bom sempre ter atenção com nossas madeixas.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      22/08/2019

      Oi Vanessa que bom que gostou, beijos ♥

  • 21/08/2019

    Seus posts sempre tirando minhas dúvidas, Simone. Amei saber mais sobre a porosidade capilar!

    https://www.kailagarcia.com

  • 21/08/2019

    Nunca pensei nisso de porosidade capilar. Vou fazer o teste pra ver. Amei esse post. Dicas super completas!!

  • Top