• Queda capilar pós covid porque acontece e o que fazer

    04/11/2021 | Sobre Cabelo Cacheado, Saúde & Bem Estar

    A pandemia mudou completamente nosso comportamento no dia a dia; além de afetar nossa saúde e a maneira como nos cuidados. Mas se não bastasse todos os sintomas de quem contrai a doença; existem ainda as sequelas. A queda capilar pós covid é uma delas e pode ocorrer até três meses após a infecção. Embora seja uma doença com características e consequências novas; já existem alguns estudos acadêmicos sobre o assunto. Mas ainda há muito o que ser descoberto.

    Queda capilar pós covid porque acontece e o que fazer

    Ciclo de vida do nosso cabelo

    Uma das maiores reclamações de quem foi infectado é a queda capilar pós covid. As pessoas relatam praticamente as mesmas coisas; uma queda acentuada em torno de 3 meses após se recuperar da doença.

    Nosso cabelo possui um ciclo natural de desenvolvimento. Mas quando algo não vai bem em nosso organismo, este ciclo é interrompido e a queda acontece. Então, primeiramente vamos entender como isso tudo acontece.

    O ciclo de vida do nosso cabelo é assim: Anágena (crescimento). Nesta fase os fios nascem dos folículos pilosos e crescem em média 1,5cm por mês. Esta fase dura em média de 3 a 6 anos. Catágena (repouso) é a segunda fase; aqui os fios se desprendem dos folículos pilosos; dura em média algumas semanas. Telógena (Queda); os fios estão na superfície do couro cabeludo e começam a cair em média de um período de 2 a 3 meses.

    Por que acontece a queda capilar pós covid ?

    De acordo com médicos e especialistas; é comum a queda capilar eflúvio telógeno após doenças infeciosas mais graves. Esta se caracteriza por queda elevada dos fios; deixando os cabelos com menos volume. Então, é bem provável que a Covid-19 esteja neste grupo. No entanto a ciência ainda não comprovou isso.

    Alguns estudos como o de pesquisadores da Wayne State University e do Hospital Henry Ford apontam que algumas das possíveis causas da queda capilar após coronavírus é devido a stress psicológico; inflamação de microtrombos ou infecção multissistêmica.

    Até o momento o que podemos dizer com certeza é que ainda não existe uma maneira de evitar a queda capilar pós-covid. Mas uma boa notícia é que muitas pessoas que passaram por esta experiência; relataram que a queda acaba espontaneamente em alguns meses.

    No entanto não quer dizer que devemos descuidar da saúde. Pois é necessário acompanhamento médico; para ter certeza se existe a necessidade de algum tipo de tratamento e claro; manter uma rotina de cuidados em casa também.

    Como cuidar da sua saúde capilar após covid?

    O primeiro passo é ir ao médico. Por isso procure um especialista. Pois ele irá te dizer se você realmente precisará fazer algum tratamento e indicar o melhor de acordo com sua necessidade.

    Além disso é fundamental se manter bem hidratada e com uma boa alimentação. Porque os cabelos; assim como todo nosso organismo precisa de proteínas e vitaminas. Portanto inclua nas suas refeições o feijão; ovos; peixes, castanhas…

    A rotina capilar precisa estar em dia, então dê uma atenção especial ao couro cabeludo e mantenha o cronograma capilar. Não existe nenhum produto milagroso para queda capilar ou para Covid. Então fuja das receitas caseiras da internet. Invista em produtos que atendam as necessidades dos seus fios. Os Kits para cuidar do seu cabelo, são opções ótimas e econômicas.

    É claro que também é importante continuar se protegendo. Então use máscara; álcool em gel e evite aglomerações.


    E aí Charmosa; você conhece alguém que passou por isso ? Envie este nosso artigo para suas amigas; quanto mais pessoas bem informadas melhor. Vamos juntas evitar o perigo da automedicação e incentivar o autocuidado.

    Lembre-se, se proteger é proteger quem a gente ama.

    Beijos!!



  • Top