Shampoo sem sal é melhor? Veja toda verdade agora!

23/08/2021 | Sobre BELEZA, Cabelo Cacheado

Eu já ouvi muito que o shampoo sem sal era o melhor para o cabelo, mas será que isso é verdade ou não passa de um mito ? Primeiro precisamos entender qual sua função, será que é necessário mesmo ter este ingrediente no produto? Então hoje vamos conseguir descobrir de uma vez por todas a verdade.

Shampoo sem sal é melhor? Veja toda verdade agora!

Shampoo sem sal ou com sal, qual o melhor ?

Você sabe me dizer se o seu shampoo é comum ou sem sal ? Então, vamos lá! Pegue o seu shampoo e olhe no rótulo, veja se na composição está presente o cloreto de sódio. Mas não se preocupe caso encontrar, pois de acordo com especialistas, e quando me refiro ao profissional, eu estou falando dos dermatologistas e tricologistas. Bom, de acordo com eles não existe diferença alguma na eficácia dos produtos. Além do que a quantidade de sal presente no produto não é grande a ponto de causar danos aos fios; e ele acaba sendo totalmente dissolvido.

Qual a função do sal no shampoo?

O cloreto de sódio está presente nos shampoos comuns porque ele é usado para espessar os produtos. Portanto é o sal o responsável por dar consistência ao seu shampoo. É um ingrediente comum e inofensivo.

Mas por que muitas pessoas ainda acreditam que o sal presente no shampoo estraga os fios? Bom, a desinformação é um dos pontos que podemos destacar. Além disso o shampoo é um produto que se não usado da maneira correta pode acabar retirando a camada lipídica presente nos fios e no couro cabeludo, camada esta que é responsável pela proteção dos cabelos. Isso resulta em perda de hidratação e fios mais fracos. Ao longo do tempo as pessoas atribuíram estes danos a alguns ingredientes presentes nos produtos. Mas é importante destacar que os produtos capilares passam por pesquisas de desenvolvimentos, especialistas em químicas… Então se o sal fosse realmente o vilão, não teríamos ainda tantos produtos com este ativo. Veja aqui um pouco mais sobre os tipos de shampoos.

Shampoo com sal tira a progressiva ?

Quando eu alisava meu cabelo eu escutava muito que o shampoo com sal iria retirar a progressiva do meu cabelo. Mas esta informação não é verdadeira.

A primeira coisa que precisamos entender é que a progressiva sai do nosso cabelo logo na primeira lavagem, os nossos fios continuam lisos porque o produto mudou a estrutura do nosso cabelo. Então com o tempo o cabelo vai crescendo e é necessário, caso você queira, realizar o retoque.

Se você faz uso de progressiva, invista em produtos que auxiliem no fortalecimento dos fios. Como os abaixo:

E o shampoo sem sulfato ?

Além do cloreto de sódio o shampoo pode conter outros sais como lauril sulfato de sódio, na maioria das vezes é chamado simplismente de sulfato. Este componente possui ação detergente, ou seja, atua na limpeza dos fios. Mas você deve estar se perguntando, isso é um problema? Bom, DEPENDE!

Existem os shampoos de baixa adstringência, que são os low poo, ou seja possuem “sulfatos leves” e também existem os shampoos de alta adstringência. Vou dar o exemplo do meu cabelo, que é um fio mais seco. Portanto eu não preciso lavar meu cabelo todo dia, no mínimo 3 vezes na semana. Então eu posso usar tranquilamente um shampoo de alta adstringência. Mas se eu lavasse o cabelo todo dia, seria interessante eu usar o low poo ou intercalar os shampoos. Pois assim eu consigo manter a integridade da camada lipídica ,já mencionada anteriormente.

Veja aqui -> mais dicas sobre shampoo sem sulfato.


Bom, agora você sabe toda a verdade. Não existe diferença na eficácia dos shampoos, o importante é usar da maneira correta e escolher seus produtos de acordo com a necessidade do seu cabelo. E então, gostou das dicas?

Beijos!!

  • 24/08/2021

    Bem interessante esse post!
    Eu faço progressiva e é engraçado que no salão mesmo as moças falam que é pra usar um shampoo sem sal. Foi o que eu sempre procurei, mas dessa vez comprei um shampoo específico pra pós química e acho que está sendo ótimo.
    Adorei o post, super informativo! 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Simone
      24/08/2021

      Oie que bom que pude ajudar.

  • 25/08/2021

    Muito interessante o seu post, Simone. Eu nunca me importei se o shampoo tem sal ou não. Agora estou na vibe de usar o que deixa o meu cabelo bonito, nem ligo mais para ficar lendo rótulos e ver a composição.
    Bjus!

    http://www.galerafashion.com

  • 26/08/2021

    Oi Simone,
    Achei seu post super informativo, há algum tempo atrás eu achava que o sal ressecava o cabelo.
    Tenho o cabelo como o seu, é cacheado e seco, então eu também lavo no máximo três vezes na semana, aí acabo usando shampoos com sulfato mesmo, por que acho que fazem uma limpeza mais profunda. O único shampoo leve que usei e gostei até hoje foi o da linha Cicatrização dos Fios da Embelleze.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Simone
      26/08/2021

      Oi tudo bem? Então, nosso cabelo é seco naturalmente. Então uma boa higienização e uma rotina com máscaras nutritivas e séruns na finalização ajuda demais

  • 27/08/2021

    Não conhecia essa distinção e se era realmente bom, adorei o post.
    bjs bjs .
    https://beperes.blogspot.com/

  • 29/08/2021

    Amei a sua explicação. Muita gente confunde sobre shampoo sem sal e com sal. Parabéns pelo post.
    big beijos

  • Top