• O melhor da moda, beleza, bem-estar e casa num só lugar

  • Cabelo lindo: 4 pilares para um cabelo saudável de verdade

    29/11/2021 | Sobre BELEZA, Cabelo Cacheado

    Hoje vou te mostrar TUDO o que sua rotina precisa ter para você conquistar um cabelo lindo e saudável de verdade. São os 4 pilares para um cabelo forte e resistente. Eu descobri ao longo dos anos estudando e cuidando melhor do meu cabelo que uma rotina capilar que realmente funciona é aquela que leva em consideração tudo o que os fios realmente precisam.

    Já começo com polêmica, porque hoje vou quebrar um grande mito. O que mais tem na internet é gente indicando cronograma capilar, eu também indico, só que não para todo mundo, Charmosa. Porque o cronograma capilar básico é padronizado e só foca em tratamento. Ou seja, além de não levar em consideração a necessidade do seu fio, só foca no tratamento, que é apenas um dos pilares para um cabelo lindo e saudável. E acredite; nosso cabelo precisa mais do que isso e vou te contar agora.

    O cronograma capilar não é um vilão, viu? Na verdade está longe disso; ele só é básico. Eu indico para quem está começando a cuidar dos fios agora e não sabe ainda como entender a necessidade do próprio cabelo. Pois ao ir fazendo o cronograma, você vai cuidando e percebendo melhor a resposta dele. Com o tempo fica mais fácil identificar o que ele precisa. Então depois disso é interessante criar uma rotina capilar personalizada. Caso contrário, você pode fazer cronograma capilar e não ver resultado.

    4 Pilares para um cabelo lindo e saudável DE VERDADE

    Tratamento

    Nosso cabelo é uma proteína morta, ou seja, não se regenera. Portanto é indispensável que a gente sempre reponha os nutrientes que ele vai perdendo ao longo dos dias. Afinal; poluição; sol, má alimentação; químicas… Tudo isso contribui para o enfraquecimento dos fios. Basicamente nosso cabelo precisa de reposição de água, lipídios e proteínas. Conseguimos isso através da hidratação; nutrição e reconstrução. Mas não é só “jogar” tudo isso no nosso cabelo toda semana, pois a necessidade dos nossos fios muda com o tempo. Então para ter um bom resultado nos tratamentos é indispensável entender o que nosso cabelo precisa para dar a ele o tratamento correto.

    Não se preocupe, no início parece complicado, mas com o tempo fica mais fácil. Além disso é normal e está tudo bem em errar a necessidade do seu cabelo algumas vezes. Afinal muita coisa precisa ser levado em conta como: Sua saúde, o tempo; procedimentos químicos, rotina capilar adotada; tudo isso influencia a saúde do nosso cabelo.

    Corte

    Existem vários tipos de corte, o repicado, channel, long bob… Mas eu me refiro ao corte da vida. Este é o corte das pontinhas, que ajuda demais a valorizar volume, definição, retira pontas duplas. Um cabelo sem corte acaba ficando desalinhado e com aspecto que desvaloriza todo seu look.

    É interessante cortar regularmente; pode ser de 3 em 3 meses, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Então é necessário você sempre olhar e avaliar quando é o melhor momento de cortar seus fios. Inclusive este exercício de olhar mais seu cabelo, tocar… Vai ajudar demais no processo de entender a necessidade dele.

    Como cuidar do cabelo de maneira prática e acessível

    Finalização

    Nem só de tratamento e corte vive um cabelo e nós charmosas cacheadas sabemos bem disso. Uma boa finalização ajuda nosso cabelo de várias maneiras, porque além de garantir definição, um aspecto mais bonito, pode proteger. Mas é claro que tudo vai depender da técnica utilizada e dos produtos escolhidos.

    Teste novas finalizações, não tenha medo. Porque as vezes você fica presa apenas na fitagem porque é o que a maioria fala. Mas talvez um COG seja a solução para você ter os fios definidos e alinhados do jeito que você sempre quis. Existem muitas técnicas para você explorar e ver qual resultado você mais gosta.

    Use produtos de qualidade, mas quando falo de qualidade NÃO estou falando de produto caro. Existem muitos produtos ótimos e acessíveis. Abaixo deixei os meus favoritos para você.

    DICA: Abuse das misturinhas para conseguir resultados diferentes: Como ativador + óleo ou gelatina ou creme para pentear. Ao final, arremate com um sérum ou óleo vegetal para proteger as pontas dos fios.

    Prevenção

    Não adianta fazer carinho e bater depois né?!

    Então além de cuidar para ter um cabelo lindo é importante prevenir os cabelos de maiores danos. Sabemos que ele sofre agressões externas constantemente, mas existem algumas coisas que podemos fazer como evitar excessos e proteger.

    Então procure evitar expor seus fios a altas temperaturas, misturar químicas… O uso de protetores não significa que não haverá dano no fios, só será menor. Por isso, evite sempre que possível.

    Usar produtos e acessórios que ajudam a proteger os fios também é importante. Como chapéus; lenços; séruns finalizadores, etc.


    Use estes produtos ↓


    Estes 4 pilares são fundamentais para você manter um cabelo realmente saudável. Mas agora quero saber; você tem incluído todos eles na sua rotina capilar?

    Siga nosso novo perfil do Instagram.

    Beijos!!!

    • 30/11/2021

      Muitas dicas interessantes!!
      Eu sei que é um post mais voltado para as cacheadas, mas eu por exemplo não sei muito bem como fazer ou melhorar a finalização do meu cabelo, encontrei um óleo e uso o mesmo já faz uns bons anos hahahaha.
      Mas adorei o post, muito legal! 🙂

      https://www.heyimwiththeband.com.br/

      • Simone
        30/11/2021

        Seu cabelo é liso né? óleos são muito bons. Teste também leave-ins com textura mais fluida.

    • Thiago Luiz Rabelo Martins Paiva
      30/11/2021

      Produto muito bom! Parabéns pelo conteúdo!


  • Administradora por formação e blogueira por amor. Amo viajar, comer pão de queijo e escrever… Minha paixão pela escrita ganhou forma e nome, prazer CHARME-SE. Seu universo feminino em um só lugar.

  • 4 pilares para ter um cabelo realmente saudável
    Top