Como evitar a quebra nos cabelos cacheados

10/05/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

Toda charmosa quer ter os cabelos lindos e saudáveis. Mas para isso é necessário cuidar muito bem dos fios. Portanto hoje vou te contar alguns hábitos que ensinam como evitar a quebra nos cabelos cacheados.

A quebra capilar é um mal que deixa os fios fragilizados e com aspecto feio. Eu já ensinei aqui no blog o Por que o cabelo quebra e como recuperar a saúde capilar. Mas além disso é também muito importante saber evitar e deixar seus fios sempre saudáveis.

como evitar a quebra nos cabelos cacheados

Pentear os cabelos corretamente

Para evitar que os fios se quebrem na hora de pentear é importante que o cabelo cacheado seja penteado das pontas para raiz e nunca com os fios secos. O cabelo quando está molhado fica mais sensível. Portanto é preciso pentear com delicadeza, mas de maneira firme para conseguir desembaraçar completamente.

Outra dica super importante, principalmente para quem tem cabelos finos. Penteie os fios também no banho, mas use os dedos ou uma escova com cerdas macias e mais espaçadas, como a bonitta Marco Boni. Na finalização use um bom leve-in e penteie novamente.

Não expor os fios a excessos e altas temperaturas

Cuide do seu cabelo com carinho. Pois ele é uma linda parte de você. Então, evite expor seus fios a fontes de calor em excesso, como chapinhas, secadores… O calor em excesso pode queimar e ressecar os fios. Portanto deixa o cabelo fragilizado e mais propenso a quebra. Quando for usar um deles invista em protetores térmicos. Mas vale lembrar que o protetor térmico não protege 100%, no entanto ajuda muito a manter a integridade dos fios.

6 hábitos para evitar a quebra nos cabelos cacheados

Lavar corretamente os fios

Lavar corrente o cabelo é um dos cuidados básicos mais importantes. Porque manter os cabelos limpos ajuda a deixar os fios saudáveis. Então o primeiro passo é escolher produtos de qualidade que atendam as necessidades do seu cabelo.

O shampoo é a primeira etapa da lavagem. Com os cabelos úmidos você aplica o shampoo apenas no couro cabeludo. É importante massagear suavemente e com as pontas dos dedos. Deixe a espuma escorrer, isso é o suficiente para limpar o comprimento dos fios. Então depois é importante enxaguar bem e retirar todo produto dos fios.

Após o shampoo é necessário retirar o excesso de água dos fios para aplicar a máscara ou o condicionador. A máscara precisa ser enluvada nos fios. Tanto a máscara quanto o condicionador são aplicados apenas nos comprimentos dos fios, nunca no couro cabeludo.

É necessário usar o pré-shampoo? DEPENDE!

O pré-shampoo vai depender da necessidade do seu cabelo. Então, se o seu cabelo for oleoso e estiver muito ressecado nas pontas, este método vai ajudar a proteger os fios. Mas para a charmosa que possuem couro cabeludo seco, ela provavelmente lava os fios com menos frequência. Portanto se ela usar um shampoo de baixa adstringência (low poo) ao fazer pré-shampoo, provavelmente não terá uma boa higienização. Já que ela estará colocando mais produto sobre acúmulo de sujeira, oleosidade e vai utilizar um shampoo mais suave.

Como manter o cabelo saudável

Veja agora: 7 dicas infalíveis para conquistar os cabelos dos sonhos

Proteger os fios dos atritos

Nosso cabelo sofre muitas agressões externas durante os dias. Então sempre que puder protege-lo para diminuir isso, é muito bom. Usar touca de cetim para dormir, aplicar óleo ou sérum reparador, tudo isso ajuda a diminuir os atritos que podem prejudicar a saúde capilar.

Usar finalizadores com proteção térmica e UV também ajudam a manter os fios mais protegidos e cuidados.

Nunca durma com o cabelo molhado ou prenda os fios quando ainda estiverem úmidos. Pois além de ser um ambiente propício para mofo, o atrito com o cabelo molhado pode causar enfraquecimento e ruptura do fio.

Máscaras ricas em proteínas

Os fatores externos ( poluição, altas temperaturas…) e fatores internos (deficiência de vitaminas, não beber água…) fazem com que os fios acabem perdendo nutrientes ao longo do tempo. Então precisamos repor estes nutrientes.

As máscaras ricas em proteínas vão ajudar a manter os fios mais fortes e saudáveis. Pois vão agir nas camadas mais internas e reparar a fibra capilar.

Como evitar o cabelo quebradiço

Eu indico o Spray de Proteína Capilar Match SOS Reconstrução, pois sua fórmula contém proteínas e aminoácidos que garantem mais resistência aos fios.

Hidro nutrição em dia

Além das máscaras de proteínas é importante manter uma boa hidratação e nutrição dos cabelos. Além de deixar os fios saudáveis, os cabelos ficam macios, definidos e com brilho. A hidronutrição é uma forma prática de os cuidados com os fios, pois você une duas etapas do cronograma capilar em apenas uma.


Agora que você sabe como evitar a quebra nos cabelos cacheados, que tal compartilhar a dica com as amigas? Mas é claro, se este post lhe foi útil, deixe um comentário também.

Beijos!!

  • Top