Como tratar a caspa saiba como prevenir

16/03/2020 | Sobre Cabelo Cacheado, Saúde & Bem Estar

O cabelo é um dos adornos naturais do nosso rosto, então nada mais justo do que cuidarmos e nos preocuparmos com sua saúde. Um dos grandes vilões do cabelo é a caspa, que nada mais é do que um dos principais sintomas da dermatite seborreica. Acaba afetando não somente o bem-estar mas também a alto estima, devido o surgimentos das temidas casquinhas brancas. Mas calma, hoje vamos ver como tratar a caspa, saiba como prevenir e se cuidar para deixar seus cabelos sempre lindos e saudáveis.

O que é a caspa

Dermatite Seborreica: Uma inflamação que vem acompanhada de descamação, causando coceiras, área com vermelhidão, irritação e até feridas.

Caspa: A caspa é o nome que damos para a descamação que ocorre no local afetado. Isso acontece devido ao aumento da produção de sebo e proliferação do fungo malassezia. Outras causas são umidade, produtos agressivos, desequilíbrio hormonal, suscetibilidade genética, stress, água quente, etc.

  • Caspa seca: Pequena de cor branca e mais fina
  • Caspa oleosa: Maior, de cor amarelada e colada ao couro cabeludo.

A caspa não é contagiosa e não significa falta de higiene.

Como tratar a caspa

É verdade que ainda não existe cura a caspa, mas é possível preveni-la e até mesmo minimiza-la consideravelmente. O tratamento vai variar conforme a gravidade do problema. portanto é super importante se consultar com um dermatologista, pois em alguns acasos será necessário tratamentos mais específicos ou até mesmo medicamentos.

Não se medique sozinho e muito menos use receitas caseiras com promessas mirabolantes contra a caspa. Saúde em primeiro lugar. Procure sempre um médico.

Mas é claro que podemos tomar alguns cuidados para nos prevenir e evitar que o problema a se agrave.

Escolha um bom shampoo anti caspa:

É importantíssimo fazer uso de um shampoo anti caspa de qualidade, inclusive o dermatologista poderá indicar o melhor para sua necessidade. Este produto pode auxiliar diretamente no no combate a proliferação dos fungos e ainda ajudam a eliminar melhor as caspas graças aos agentes esfoliantes. Mas além disso ajuda também na prevenção da caspa.

Como prevenir a caspa

Cuide da saúde do couro cabeludo

Muitas vezes nos preocupamos apenas com a aparência bonita do cabelo, mas mais do que isso precisamos nos preocupar com a saúde real dos fios e também do couro cabeludo. Portanto evite produto e procedimentos muito agressivos, não lave o cabelo na água quente demais. Faça massagens no couro cabeludo e hidrate-o com frequência.

Já falamos aqui sobre como tratar couro cabeludo ressecado, mas este é apenas mais um dos males que podem afetar esta área do corpo que necessita tanto de atenção. Então, não se descuide.

Higienização capilar adequada

Lavar corretamente o cabelo retirando completamente todos os produtos e usando apenas os indicados para seu tipo de cabelo. Isso vai ajudar a retirar a oleosidade excessiva, além de ajudar a minimizar a inflamação do couro cabeludo, é o que indica especialistas.

Sempre seque bem o seu cabelo.

Tratamentos específicos

A argiloterapia e aromaterapia com a utilização de óleos essenciais podem ajudar, pois juntas contam com poder anticéptico, cicatrizante, desintoxica, regula a produção sebácea e fortalece o bulbo. Mas lembre-se os tratamentos precisam vir com indicação médica.

Alimente-se bem

Cuidar do corpo de dentro para fora é super importante e ajuda demais na saúde como um todo. Dê preferência para produtos mais saudáveis.


Você tem caspa ou conhece alguém que tem? Compartilhe este post com seus amigos no Facebook.

Pode parecer difícil como tratar a caspa, por não ter cura. Mas estas dicas vão te ajudar a minimizar o quadro e garantir saúde ao seu cabelo.

Beijos!!

Fontes: Lane hair Institute, Head & Shoulders, Guia da farmácia

  • 16/03/2020

    Amei as dicas Simone, nunca tive caspa, mas é super importante cuidar mesmo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

  • 16/03/2020

    Ol´á! Já usei alguns produtos que citou mas, eu fui na dermatologista e ela passou um excelente para tratar a caspa, o bom de ir sempre na dermato é que ela passa algo exclusivo para cada pessoa e normalmente dá certo.
    Tratar a caspa é essencial não só pelo aspecto feio que fica o cabelo mas, pela saúde capilar também.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      19/03/2020

      Sim cada caso é um caso, portanto sempre friso a importância de ir ao médico

  • 16/03/2020

    Eu tenho imensos problemas com a caspa, já tentei imensos produtos para acabar com ela e nunca consigo. :/

    • Simone
      19/03/2020

      Espero que estas dicas te ajudem

  • 16/03/2020
  • 16/03/2020

    Quaando era mais nova eu sofria MUITO com a caspa, só usava Clear e derivados sempre senão parecia que meu cabelo estava nevando, eu chorava de nervoso. Mas desde que comecei a fazer low poo ~há mais ou menos 6 anos, nunca mais! Eu sei que caspa não tem cura, mas eu realmente não tenho mais problemas. Testo todo tipo de produto desde que seja liberado e me livrei dos pontinhos brancos 😀

    Beijoos,
    Quase Mineira

    • Simone
      19/03/2020

      Produtos liberados são vida ♥

  • 16/03/2020

    Que dicas ótimas neste post.
    big beijos

  • 17/03/2020

    Amei as dicas. Eu tenho um pavor enorme de caspas, sempre que faço uso continuo de creme de pentear o meu cabelo fica cheio de caspas do creme(acho que é um tipo diferente da normal) e eu fico bem agoniada.
    nada melhor que um cabelo sem caspas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    • Simone
      19/03/2020

      Tem certeza que são caspas? Pode ser resíduos do produto. Beijos

  • 17/03/2020

    Nunca usei argila, o que eu andava usando para cuidar da Caspa era o shampoo Detox Help porque é sem sulfato e limpa bem de forma suave, junto com o shampoo sólido esfoliante Morte Súbita da Lola. Nossa, essa duplinha ajuda muito no cuidado.
    Fora isso já usei óleo de coco e resolvia um pouco. Argila eu já tinha ouvido falar, vou testar um dia para saber como o cabelo reage 🙂
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

  • 19/03/2020

    As vezes eu tenho caspa por conta de algum produto, ou no verão quando passo alguns dias a mais sem lavar os cabelos, não sabia da possibilidade de usar argila no cabelo, adorei a ideia e vou pesquisar mais.

    Normalmente quando isso acontece, uso algum shampoo com sulfato mais forte, ou próprio anti caspas.

    Beleza Nerd

    Instagram: @gleicyhaner

    • Simone
      20/03/2020

      O anti caspas é ótimo

  • Top