Hábitos saudáveis: 5 dicas para você incluir na sua rotina já!

Date
fev, 25, 2022
Hábitos saudáveis 5 dicas para você incluir na sua rotina já!

Manter hábitos saudáveis é muito importante para termos uma melhor qualidade de vida. Pois são eles que nos mantem em equilíbrio, físico e emocionalmente. Eu sei que na correria do dia a dia acabamos deixando um pouco de lado nossa saúde. Mas existem maneiras fáceis e essenciais para priorizar os hábitos saudáveis na nossa rotina sem nos sobrecarregarmos. Além disso são práticas necessárias para uma vida mais feliz e plena.

Hoje eu trouxe 5 dicas incríveis para você incluir agora mesmo na sua rotina. Pois vão te trazer mais disposição e bem estar.

Publicidade - OTZAds
Hábitos saudáveis 5 dicas para você incluir na sua rotina já!

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos são uma ótima maneira de manter hábitos saudáveis. São muitas as opções, portanto você não fica restrita apenas aos treinos na academia. Afinal, com a pandemia, nós tivemos que nos adaptar não é mesmo ? E por isso muitas de nós começamos a praticar exercícios aeróbicos em casa.

5 dicas de hábitos saudáveis para você começar hoje

Esses tipos de exercícios são perfeitos para fazer em casa. Pois muitos deles, não necessitam de aparelhos profissionais e você consegue fazer com o que tem em casa; um pouco de espaço e disposição. Alguns dos treinos aeróbicos que você pode investir e começar hoje mesmo na sua casa são: Pular corda, flexões, caminhadas, corridas na esteira ou ao ar livre, pedaladas, abdominais, escadaria, etc.

São muitas opções e se você ainda não sabe qual escolher, eu indico que comece com a mais prática, como pular corda ou abdominais. Se permita conhecer e praticar mais de um tipo de exercício para ter certeza de qual mais te agrada. Porque a atividade física precisa e deve ser algo prazeroso, um momento de autocuidado e amor com você mesma. Mas além disso existe outro ponto importante para escolher a melhor atividade que é entender o que cada exercício trás de benefício para sua saúde. Então é só você alinhar o exercício que você gosta; com o resultado que quer atingir.

Por exemplo, as abdominais são exercícios maravilhosos para diminuir risco de sobrepeso e doenças cardiovasculares. Por sua vez pular corda auxilia muito na queima de calorias e condicionamento físico. Alguns exercícios você pode fazer sozinha ou com apoio de vídeos no Youtube, mas caso esteja começando é interessante buscar a ajuda de um profissional; como o personal trainer.

Praticar atividade física além de ajudar na saúde do corpo, também aumenta a resistência física; melhora a insônia; reduz risco de AVC; mas além disso é ótimo para diminuir os níveis de depressão e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a OMS; é indicado para adultos de 150 a 300 minutos de atividades físicas por semana. Já para as crianças são 60 minutos.

A importância de praticar hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis: 5 dicas para você incluir na sua rotina já! ron

Cuide da sua saúde bucal

Cuidar da saúde bucal é muito importante. Por isso escovar os dentes ao acordar e depois das refeições precisam ser hábitos no nosso dia a dia. Mas além de saber disso, precisamos entender como fazer uma escovação adequada; para evitarmos as temidas doenças bucais.

Escovar os dentes é um dos hábitos saudáveis mais comuns e aparentemente simples. No entanto nem todo mundo leva a sério; ou sabe de fato como cuidar dos dentes.

Para fazer uma boa escovação é necessário começar escolhendo a escova correta. No mercado encontramos escovas macias, médias e duras. Mas para ter certeza de qual atende sua necessidade é importante tirar as dúvidas com seu dentista. No entanto lembre-se, escovas macias demais são para dentes sensíveis como os de crianças, as escovas médias por sua vez são um pouco mais firmes; porém não causam danos a gengiva.

Depois de escolher sua escova, mas sempre antes de escovar seus dentes; lembre-se de sempre usar o fio dental. Pois é fundamental para retirar restos de comida que ficam presos nos dentes. Então depois de passar fio dental em todos os dentes é hora de começar a escovar. Escove sem pressa em movimentos circulares e depois de cima para baixo e de baixo para cima. Atenção especial a cada dente, principalmente aos que ficam nos cantos e atrás e claro, não se esqueça de escovar a língua. Não aplique muita pressão na escova, pois isso pode machucar a gengiva. Após finalizar use o enxaguante bucal, porque ele ajuda a evitar caries, mal hálito, gengivite, entre outros.

Como ter uma vida mais saudável e de qualidade ?

Vá ao médico regularmente

Ir ao médico periodicamente te garante que você saiba como está sua saúde. Mas além disso ajuda a prevenir ou até mesmo descobrir doenças no início. Ajudando muito no processo de cura e recuperação.

Ir ao médico não é para ser uma tarefa apenas quando você sente alguma coisa. Mas sim para você acompanhar e até mesmo para ter hábitos saudáveis. Então mantenha contato com seu médico, consultas e exames em dia.

Anota aí: É importante fazer um check-up todo ano. Já a ida ao dentista precisa ser de 6 em 6 meses. Médicos de outras áreas costumam manter um cronograma de consulta de acordo com cada paciente.

Vá periodicamente no médico, este é um ato de autocuidado super necessário. Cuide do corpo, mas também da mente. Fazer terapia por exemplo, é um cuidado que você pode ter com sua saúde mental.

Melhore sua alimentação

Hábitos saudáveis alleksana

É importante comer bem, e isso não requer que você sofra para comer. Primeiramente é importante você ter o auxilio de uma nutricionista, pois ela vai te ajudar a fazer boas substituições. Mas isso não significa que você não pode comer um chocolate de vez enquanto, no entanto é importante encontrar um equilíbrio, para não extrapolar.

Invista em legumes e verduras, procure por receitas diferentes para variar um pouco. Eu gosto muito de fazer salada de forno, fica delicioso e o sabor dos legumes se acentua. Diminua o consumo de processados e enlatados. Troque os refrigerantes por sucos naturais feitos na hora.

Cuidar da saúde é um ato de amor próprio

Faça as substituições aos poucos, pois assim você consegue de adaptar mais facilmente. Com o tempo você vai perceber que manter uma boa alimentação além de delicioso te proporciona muitos benefícios. Seu intestino funciona melhor, você tem mais disposição, peso adequado, etc.

Ritual de merecimento

Você já ouviu falar em ritual de merecimento ? Esta é uma das práticas mais prazerosas entre os hábitos saudáveis que já destaquei. Porque a ideia aqui é você se agradar ou se presentear de alguma forma, para celebrar que sim você merece o melhor. Pode parecer bobeira; mas não é.

Imagine você no fim de uma semana corrida, cheia de muito trabalho; mas quando você chega em casa você coloca sua música favorita para tocar; veste sua roupa preferida, bebe seu vinho favorito, acende uma vela, come sua comida preferida. Imaginou aí ? Este é um ritual de merecimento.

Se proporcionar momentos de merecimento é poderoso para te dar mais motivação e foco. É um momento precioso e necessário de carinho com você mesma.


E aí Charmosa, gostou das minhas dicas de hábitos saudáveis ? Então não perde tempo e bora cuidar mais de você. Afinal, você merece o melhor.

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

2 Comentários

  1. Responder

    Carol Sweet

    26/02/2022

    Feeliz, porque sigo todas as dicas <3. Eu estou tentando uma rotina de treino por cinco dias da semana. Incluir aos poucos mais atividades que me dão prazer. Mudei a alimentação, aos poucos ela está se modificando e melhorando. E eu parei esse tempo para cuidar de mim, estou sendo obrigada a isso haha.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube – Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    • Responder

      Simone

      28/02/2022

      Ai que tudo, parabéns

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥