Segunda gestação: sintomas e cuidados importantes - Charme-se
Logo Charme-se
Segunda gestação sintomas e cuidados importantes

Já contei que estou grávida novamente, mas tudo parece muito novo. Porque de certa forma até é. Afinal, estou sentindo sintomas diferentes e bem mais intensos do que na minha primeira gestação. Mas isso não significa que pode acontecer com todas as mulheres. No entanto, é certo afirmar que cada gravidez é única e merece atenção. O primeiro trimestre da minha segunda gestação já passou, e eu trago aqui minha experiência, para alertar e ajudar vocês a lidar com os sintomas e a manterem o autocuidado neste momento tão precioso.

Esta é uma segunda gestação não planejada. Já contei por aqui sobre como engravidei tomando anticoncepcional.

Os principais sintomas e cuidados na segunda gestação

Segunda gestação: sintomas e cuidados importantes

O meu primeiro sintoma foi um cansaço extremo, e nessa época eu ainda não fazia ideia que estava grávida de novo. Diferente da primeira gravidez, eu me senti tão cansada a ponto de dormir a noite toda, mas acordar ainda mais cansada. Outro sintoma que veio mais forte nesta segunda gestação foi o enjoo. Eu não vomitei tanto, pois agora sei como evitar, como por exemplo, tapar o nariz, tomar picolé de limão, evitar comidas muito pesadas, esperar uns 20 minutos para escovar os dentes… Mas sinceramente, eu não via a hora do primeiro trimestre de gestação acabar para me livrar de vez dos enjoos, estava insuportável e as vezes eu não consguia me alimentar direito.

Nesta segunda gestação estou engordando menos, porém os meus seios estão com a mesma sensibilidade.

Neste primeiro trimestre de gestação foi bem difícil manter minha rotina, algumas atividades eu simplesmente deixei de lado. Mas embora eu me sentisse um pouco culpada por isso, eu entendi que respeitar a necessidade do meu corpo, ainda mais em um momento tão especial, também é autocuidado. Então, eu parei de me culpar por ficar um tempo a mais na cama ou por esquecer um pouco de fazer meu skincare. Eu só precisava me reconectar com meu corpo. Ter um tempo me desconectando de algumas coisas me ajudou a não ficar sobrecarregada.

Agora uma parte maravilhosa da segunda gestação é que eu já consigo sentir o bebê se mechendo. Na primeira gravidez eu só consegui isso depois dos 6 meses. Isso é super normal em mamães de segunda viagem e eu amei.

Todos estes sintomas foram relatados ao meu médico e todos os exames foram feitos. E claro, as vitaminas estão em dia! Graças a Deus tudo normal comigo e com o bebê, que é uma menina linda e se chama Mariáh.

Como se cuidar para manter a saúde na gravidez?

Fazer o pré natal desde o início é fundamental para conseguir se manter saudável e levar uma gravidez mais plena.

Fui voltando a minha rotina aos poucos. Voltei com meu skincare diário assim que me senti mais disposta. E falando em cuidados com a pele, desta vez as espinhas insistem em não de deixar. Mas sei que isso é resultado da alteração hormonal e o importante é manter os cuidados, sem pressão.

Coloquei os estudos em dia… Hoje, com pouco mais de 4 meses de gestação, posso afirmar que os enjoos cessaram em uns 80% e minha rotina pela manhã está bem produtiva. Mas continuo mantendo um equilíbrio em respeitar meu momento e o que meu corpo pede.

Tenho me preocupado em tomar bastante água, porque se manter bem hidratada é sempre fundamental. E claro, manter uma boa alimentação, optando por bastante frutas, legumes e alimentos mais leves. Porque além do meu organismo agradecer, ajuda na saúde do bebê também.

Moral da história: ouça sempre o que seu corpo diz e respeite seu momento. Lembre-se que descansar, ir mais devagar, também é se cuidar.

Beijos!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • vanessa

    Oi Simone,
    amei saber um pouco dos sintomas e como se auto preservar e respeitar o momento, é uma época um pouco mais delicada e temos que ter o nosso tempo mesmo.
    Achei muito bacana você fazer esse post.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    responder
  • Tay Ribeiro

    Parabéns pela gravidez. Acho que a maioria das pessoas acham que a segunda gravidez é mais fácil por já saber o que esperar, mas cada uma é única e traz um sintoma e um desafio diferente.
    Beijos

    responder
  • Carolina

    Este foi o quarto artigo que acabei ler e esse foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.

    responder
plugins premium WordPress