Cabelo com baixa porosidade: O que é e como tratar

Date
mar, 14, 2022
cabelo-com-baixa-porosidade-dicas

Você sabe o que significa cabelo com baixa porosidade? Muitas vezes seus fios podem até parecer que estão saudáveis; mas algumas características simples podem dizer o contrário. Por isso é tão importante entender o que é porosidade capilar e qual o verdadeiro estado dos seus cabelos. Afinal, somente assim você saberá do que eles realmente precisam; e como cuidar melhor. Então, para te ajudar hoje vou te contar TUDO sobre porosidade baixa; e como você pode tratar e ter fios realmente saudáveis.

Publicidade - OTZAds
Cabelo com baixa porosidade: O que é e como tratar

O cabelo com baixa porosidade acontece quando as cutículas dos fios estão muito fechadas. Você pode até pensar que isso não é tão ruim; afinal cutículas fechadas garantem brilho ajudam a manter os nutrientes seladinhos nos fios. No entanto, não é bem assim. Porque da mesma forma que a umidade não sai com facilidade; ela também não penetra com facilidade nos fios. Por isso o cabelo fica com dificuldade de reter nutrientes; hidratações e os óleos, por exemplo.

O cabelo nesta situação, em sua maioria a causa é genética. No entanto pode ser causada também pelo efeito Build Up; ou o acúmulo de produtos. Quando a causa é genética, não há muito o que ser feito; você pode sim tratar, mas seu cabelo sempre será assim.

Cabelo com baixa porosidade

Quando a causa são os resíduos nos fios, fica mais fácil tratar e acabar com a porosidade baixa. Pois quando isso acontece significa que não está havendo uma boa higienização dos fios. Alguns produtos que podem acabar repelindo a umidade dos seus fios são óleos, silicones; que impedem que a água entre nos seus fios; causando ressecamento. No entanto não significa que você precisa parar de usar estes produtos. Mas o recomendado é que você use produtos de qualidade e faça uma boa limpeza dos fios; que precisa ser no mínimo 3 vezes na semana e se possível intercalando shampoos.

Da uma olhada no post > Frequência ideal para lavar os fios. Pois está cheia de dicas para você manter seus cabelos bem limpos e saudáveis.

O cabelo com porosidade baixa possui algumas características que precisam de atenção: Os produtos não penetram com facilidade no cabelo; por isso acabam criando um acúmulo sobre os fios, deixando-os sem volume e mais pesados. Inclusive, muitas vezes seus fios podem levar muito tempo para secar. Em outros casos, quando você vai lava-los, você sente que os cabelos demoram para ficar encharcados.

Bom agora que já entendemos as características do cabelo com porosidade baixa, fica mais fácil identificar o melhor tratamento e cuidado. Então levando em conta que o cabelo com porosidade baixa tem dificuldade de reter os nutrientes; e que forma facilmente um acúmulo de produtos sobre os fios. É super importante investir em produtos com fórmulas mais leves. Então evite produtos ricos em óleos.

Como cuidar dos cabelos com baixa porosidade ?

Evitar produtos ricos em óleos não significa que você deve evitar fazer nutrição nos seus fios. Pelo contrário; a hidratação, nutrição e reconstrução são etapas importantes. Porém precisam se encaixar na necessidade do seu cabelo. Então, para fios que possuem a porosidade baixa, use máscaras nutritivas mais leves, que não tenham apenas óleos, mas também boas manteigas. A reconstrução capilar, por sua vez, é um processo onde usados mais produtos com proteínas. No entanto para um cabelo com porosidade baixa, usar um produto com muita proteína pode acabar pesando demais nos fios. Então é interessante você usar um produto com multifunção; como os hidro reconstrutores ou nutri reconstrutores; pois são produtos que costumam ser mais leves.

Lave seus fios com água morna, nunca quente demais. Aproveite para usar shampoo de adstringência alta. Pois vai fazer uma boa higienização, retirando todos os resíduos dos fios. Mas se você tem a necessidade de lavar o cabelo todo dia, pode intercalar com um shampoo de adstringência baixa. Embora o cabelo com baixa porosidade precise de uma limpeza mais profunda, não use shampoo antirresíduo com frequência; apenas quando necessário. Pois ele pode retirar o manto lipídico; deixando seu cabelo fragilizado.

Ao hidratar seus fios, ou fazer qualquer outro tipo de tratamento; invista em produtos umectantes. Pois eles ajudam o fio a reter melhor a umidade. O bepantol, por exemplo, é bastante umectante. Outra dica maravilhosa é usar touca térmica; porque ela ajuda a expandir a cutículas dos fios; fazendo com que os nutrientes penetrem melhor neles.

Top 3 ótimos produtos para cabelos com porosidade baixa

Bom, até aqui você deve pensar que é só abrir as cutículas dos fios que está tudo certo. Mas não é só isso. Após aplicar as dicas acima que irão ajudar seus fios a reter bem os produtos é muito importante que você feche bem as cutículas depois. Então não esqueça do seu condicionador. Caso necessário, você pode fazer acidificação capilar.

Abaixo separei 3 produtos maravilhosos para você usar; e manter seus fios lindos e saudáveis. Pois além de serem de ótima qualidade; são super acessíveis. Produtos leves; e perfeitos para a necessidade do seu cabelo.

Ficou alguma dúvida? É só deixar nos comentários que eu respondo; o mais breve possível. Mas você também pode me encontrar no Instagram. Então aproveite e me segue por lá.

E aí Charmosa, gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe com suas amigas. Mas antes, não deixe de comentar.

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥