A acidificação capilar é uma técnica que ajuda a contrair e manter as cutículas dos fios mais alinhadas. Por isso é uma ótima opção para ajudar a recuperar cabelos ressecados, porosos e que não conseguem reter os tratamentos. Aqui você confere o passo a passo de como fazer acidificação no cabelo de forma fácil e segura.
O que é acidificação capilar?
Acidificação capilar é uma técnica usada para diminuir o PH dos cabelos, deixando ele mais ácido. O PH do cabelo varia de 4,5 a 5,5, ou seja é um PH ácido.
Confira aqui: Saiba tudo sobre PH do cabelo e a importância
Tudo tem o seu próprio PH, o cabelo, nossa pele, o leite… Os produtos capilares também.
O PH é uma sigla que significa ” potencial Hidrogeniônico ” que é uma escala que mede o grau de acidez, naturalidade ou alcalinidade de uma determinada substância. Diz respeito aos íons de hidrogênio.
Abaixo de 6,9 o PH é ácido, mas no meio 7,0 o PH é neutro. Então acima de 7,1 o PH é alcalino ou básico.
Por que eu devo fazer acidificação no cabelo?
Porque o PH dos produtos que usamos interferem com o PH do cabelo. Ou seja, quando usamos um produto com PH ácido, isso contribui para que as cutículas dos fios fiquem mais contraídas, fechadas. Então, com isso, o cabelo consegue reter melhor os tratamentos. O resultado são fios mais bonitos, saudáveis e com brilho. No entanto, é importante evitar o excesso de acidificação, porque pode prejudicar a saúde capilar.
Quando se usa produtos com PH mais alcalinos, as cutículas se expandem, ou seja, ficam mais abertas. Os tratamentos até podem penetrar com mais facilidade, mas se os fios ficarem com um PH mais alcalino, não vão conseguir reter e manter os nutrientes. Um bom exemplo disso, são as escovas alisantes. Pois o PH delas é alto o suficiente para conseguir mudar a estrutura dos fios. Então, o resultado acaba sendo um cabelo áspero, ressecado, sem movimento…
Se o cabelo for exposto a um PH alcalino, ele fica mais sensíveis aos danos. Portanto é necessário evitar ou redobrar os cuidados.
Quem pode fazer acidificação capilar?
Quem tem cabelo com alta porosidade, está com fios ressecados, fracos e sem movimento. Mas também é uma ótima técnica para ser feito por quem faz uso de químicas, como forma de prevenção dos danos.
Como fazer acidificação no cabelo?
Você vai encontrar muitas receitas caseiras de acidificação capilar, mas a maneira mais segura é usando produto desenvolvido por profissionais.
Alguns acidificantes caseiros mais conhecidos são vinagre de maçã e o limão. Porém, ao manusear de maneira errada, podem causar muitos danos a saúde. Como é o caso do limão, que pode causar queimaduras, caso você saia no sol. Então, a melhor maneira de como fazer acidificação no cabelo de forma fácil e segura, é usando um produto como o acidificante da Felps linha Inner Regener.
A maneira como você usa o acidificante capilar vai depender do estado do seu cabelo. Então, se o seu cabelo estiver ressecado, poroso… É importante aplicar o acidificante após o shampoo e antes da máscara de tratamento. Pois assim ele alinha as cutículas e garante que que os fios irão reter os nutrientes.
Mas por que não posso aplicar depois da máscara capilar? Lembre-se que se o seu cabelo está poroso, suas cutículas estão abertas e não conseguem reter os nutrientes. Então, ao aplicar a máscara de tratamento, logo após o shampoo, e depois enxaguar, o produto vai literalmente para o ralo.
Agora, se o seu cabelo estiver saudável, também é possível fazer acidificação. Mas neste caso, como suas cutículas estão bem contraídas, você pode aplicar o acidificante após o tratamento ou até mesmo depois do condicionador. Fica a seu critério.
O acidificante pode selar as cutículas impedindo que o tratamento faça efeito? Não! O acidificante é uma técnica que vai deixar o PH do fio mais ácido, fazendo com que as cutículas fiquem mais alinhadas e contraídas. No entanto, não use o produto em excesso.
Passo a passo acidificando o cabelo com acidificante da Felps
Lave o cabelo normalmente com o shampoo. Depois aplique o acidificante Inner Regener da Felps no comprimento dos fios e enluvar. É necessário esperar de 3 a 5 minutos e enxaguar. E então, aplique seu tratamento preferido e finalize como de costume.
Abaixo você confere um vídeo com mais informações e passo a passo detalhado. Mas não se esqueça de curtir e se inscrever no canal. Pois tem vídeo toda semana para você.
compre aqui
Clique no produto acima para conseguir encontra-lo. Mas você também pode conferir mais produtos incríveis como este na lista de Top produtos para os cabelos. Pois essa é uma lista exclusiva dos melhores produtos que já testamos por aqui.
Com que frequência devo acidificar o meu cabelo?
A frequência para fazer acidificação no cabelo vai depender de cada caso. Então, se seu cabelo estiver muito poroso é interessante você fazer 1 vez na semana ou de 15 em 15 dias. Mas é importantíssimo alinhar esta técnica com uma rotina capilar completa. Porque só assim os cabelos vão ficar saudáveis. Portanto crie uma rotina capilar personalizada e assim que seus fios se recuperarem, mude a frequência para 1 vez ao mês ou um intervalo maior.
E aí, charmosa, já fez essa técnica no seu cabelo? Deixe um comentário!
Quando fizer na sua casa, tire uma foto e nos marque no Instagram.
Beijos!
Juliana Ferreira
Já quero esse produto, meu cabelo está super precisando de algo assim
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com