Cabelo com alta porosidade: Como identificar e tratar

Date
fev, 04, 2022

O cabelo com alta porosidade é um dos grandes desafios que muitas charmosas enfrentam para conseguir manter os fios saudáveis. Mas não se preocupe, porque neste post você vai ficar por dentro das melhores informações para cuidar do seu cabelo e tratar a porosidade alta.

A porosidade capilar se divide em três níveis, que você pode conferir mais no post → O que é porosidade capilar – Onde eu explico melhor sobre elas. No entanto o nível mais crítico é a porosidade capilar alta. Pois ela deixa nossos fios mais expostos.

Então confere o Guia a seguir, pois com estas dicas você vai tratar seus fios da melhor maneira.

Publicidade - OTZAds

Cabelo com porosidade alta

O cabelo com porosidade alta significa que as cutículas dos fios não estão devidamente alinhadas. Ou seja, as cutículas estão expandidas (abertas); fazendo com que os fios percam os nutrientes e a umidade com muita facilidade. Portanto você sente que os tratamentos que você faz, não dão resultado. Com isso você tem um cabelo mais ressecado; sem vida; frizz em excesso; sem movimento.

Como saber se seu cabelo tem porosidade alta ?

O cabelo pode ficar poroso por vários motivos; como por exemplo, o uso excessivo de fontes de calor. Falta de proteção adequada e uma rotina capilar de acordo com as necessidades dos seus fios. Mas além disso, expor os fios a agressões desnecessárias, como fazer várias químicas ao mesmo tempo; também pode prejudicar muito os fios. Então o primeiro passo para saber se seu cabelo tem porosidade alta é avaliar sua rotina capilar; pois se foi devido a falta de cuidados, é necessário criar melhores hábitos capilares antes de tratar. Pois não adianta cuidar dos fios e continuar com práticas que só os fragilizam.

Outro forte motivo para você ter porosidade alta é a genética. Pois é charmosa, algumas pessoas possuem naturalmente os fios mais porosos. Neste caso é ainda mais importante manter um rotina capilar adequada com as necessidades que a porosidade capilar impõe sobre os fios.

Depois de avaliar sua rotina capilar é hora de olhar para o seu cabelo. Avalie pelo toque e aspecto. Cabelos com porosidade alta são ressecados, ásperos; quebram com facilidade, possuem muito frizz e não definem direito. Pois é um cabelo que até absorve muito tudo o que é colocado nele, porém ele também perde com facilidade.

Como tratar o cabelo ?

Como já mencionado; os cabelos porosos, perdem muito fácil todos os tratamentos que colocamos neles. Portanto a ideia aqui é fazer tratamentos que fortaleçam os fios, protejam e o ajude a manter tudo.

Por isso é importante manter as hidratações em dia, principalmente as nutrições. Mas para você ganhar mais praticidade na sua rotina capilar, invista em hidronutrição. Pois máscaras ricas em manteigas são perfeitas, já que vão encorpar mais seus fios. Além disso é importantíssimo investir em produtos com boas proteínas, não digo isso apenas na etapa de reconstrução. Mas invista em hidratações e máscaras de nutrições que possuam boas proteínas também.

A reconstrução capilar não precisa ser feita mais do que duas vezes ao mês. Já as hidratações e nutrições são semanais, mas a quantidade na semana vai depender da necessidade do seu cabelo, então teste o que é melhor para você.

Os shampoos mais hidratantes e até mesmo o pré-shampoo serão seus aliados. Pois oferecem proteção e limpeza suave.

A finalização faz a diferença na saúde capilar

A finalização é uma parte importante dos cuidados com os cabelos, e um ótimo momento para deixar os fios ainda mais protegidos. Então invista em finalizadores com proteínas, porém mais nutritivos. E claro, de preferência que garantem proteção extra aos fios, como UV. Mas além disso, invista em um sérum ou óleo vegetal, pois eles formam uma película nos fios e protegem ainda mais.

No entanto, tenha cautela com óleos capilares. Se o seu cabelo estiver ainda muito ressecado, pode não ser uma boa ideia usa-los com frequência. Pois alguns estudos indicam que o óleo vai penetrar onde o seu fios estão fragilizados e expostos, dificultando que a água penetre neles. Mas se seus fios já estiverem mais alinhados, com os tratamentos que você estiver fazendo, pode usar, mas sempre com cautela.

Eu particularmente, gosto muito de óleos, mas nunca uso em excesso. Se não for usar óleos, invista nos séruns ou reparador de pontas. Eu amo o Alma lavada da Dellara.

Além destes cuidados, a gente precisa ter certeza que tudo vai ficar bem guardadinho nos fios, não é mesmo ? Mas para isso é necessário equilibrar o PH do nosso cabelo; então faremos a acidificação capilar. Pois quando a porosidade está alta significa que os fios possuem um PH de nível alcalino, ou seja, cutículas “abertas demais”. Então, para equilibrar vamos expor os fios a um nível mais ácido. Já que nosso cabelo possui naturalmente um PH mais ácido.

Nós podemos fazer isso de duas maneiras; com acidificantes prontos ou receita caseira. A receita caseira de acidificante mais famosa é com vinagre de maçã. No entanto é importante fazer um uso adequado, pois ao ser usado em excesso pode danificar ainda mais os fios.

Veja aqui como fazer acidificação capilar

Os melhores produtos para seu cabelo com porosidade alta

Confira mais produtos incríveis para o seu autocuidado na minha loja. Pois ela conta com todos os produtos que eu uso e os melhores preços e promoções.

Aliás falando de promoções, você pode comprar o Kit Novex colágeno, ou qualquer outro produto no site da Embelleze; com desconto usando meu cupom: simonebenvindo.


E aí Charmosa, mas agora me conta; você gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe com as amigas.

Beijos!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥