Lavar o cabelo: os benefícios de fazer rodízio de shampoo - Charme-se
Logo Charme-se
lavar o cabelo com rodízio de shampoos

Lavar o cabelo é o primeiro passo para ter fios realmente saudáveis. Afinal, ao manter os cabelo limpos, a gente evita doenças e garante que os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade. Para isso, o uso do shampoo é indispensável. Mas como a necessidade dos fios sempre mudam com o tempo, intercalar os shampoos, ou fazer o famoso rodízio, pode ser uma ótima alternativa para deixar a saúde capilar em dia.

Até o momento não existe pesquisa científica sobre isso. Porém compartilho com você os resultados que obtive ao longo do tempo, usando este técnica.

Como lavar o cabelo com shampoo da maneira correta?

lavar o cabelo
Foto de Karolina Grabowska por Pexels

Não adianta começar a intercalar os shampoos e continuar lavando os cabelos de maneira errada, não é mesmo? Primeiramente, é importante entender a A frequência ideal para lavar seus cabelos .

Para lavar os fios corretamente com shampoo, é necessário molhar o couro cabeludo antes da aplicação. Pois assim, o produto espalha mais facilmente e os fios conseguem absorver melhor os nutrientes. O shampoo precisa ser espalhado de maneira suave. Espalhe com as pontas dos dedos, por todo o couro cabeludo. NÃO TENHA PRESSA!

Massageie bem, até ter certeza que espalhou de maneira uniforme e que foi suficiente para a ação de limpeza. Então, depois é só enxaguar e retirar todo o produto dos fios, completamente. Mas lembre-se, que antes de fazer a aplicação do próximo produto, é necessário retirar o excesso de água dos fios.

Quais os benefícios do rodízio de shampoo?

Depois que aprendi a cuidar do meu cabelo, eu sempre gostei de intercalar os shampoos. E sempre usei este termo “intercalar”. Mas há algum tempo atrás, achei no Youtube o vídeo do Abner Matias, onde ele usa o termo “rodízio de shampoos”. Não sei se foi ele quem inventou este termo, porém, fica aqui os créditos a ele, afinal, eu ouvi no canal dele.

Mas seja qual termo você prefira falar, intercalar ou rodízio… O importante é fazer corretamente e conquistar todos este benefícios:

  • as necessidades dos seus cabelos e couro cabeludo são atendidas.
  • Você garante um couro cabeludo saudável.
  • Consegue uma limpeza equilibrada.

Como escolher o shampoo certo?

Bom, já mencionei aqui que as necessidades dos nossos fios sempre mudam, Ok? Então, é necessário criar uma rotina capilar personalizada. Pois assim, você vai adaptando e oferecendo ao seu cabelo o que ele realmente precisa. O resultado, são tratamentos que realmente funcionam.

Foto de Karolina Grabowska por Pexels

Os shampoos se dividem em adstringência baixa, média e alta. A maioria dos shampoos no mercado são de média adstringência. Porém é interessante saber isso, para conseguir escolher o shampoo certo.

  • Baixa adstringência: é um shampoo como o Low poo. Possui um ativo de limpeza mais leve. Por isso é indicado para couro cabeludo mais sensível.
  • Média adstringência: é um dos mais comuns, é um pouco mais alcalino que o cabelo. Então, abre as cutículas o suficiente para auxiliar na limpeza, mas não resseca os fios.
  • Alta adstringência: shampoo de limpeza profunda. Possui PH mais alcalino. Então, se for usado com muita frequência, pode prejudicar a barreira lipídica do couro cabeludo e causar ressecamento. Então, seu uso deve ser moderado.

Para entender mais sobre as diferenças entre os shampoos, eu indico um estudo mais aprofundado no Estudo comparativo de shampoos da Karina Fernandes. Do Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz.

Dentre estes três, nós encontramos shampoo hidratantes, nutritivos, com ação reparadora… Tudo vai depender dos ativos na composição.

Eu já ouvi uma cabeleireira dizendo que: ” shampoo não trata, porque ele fica muito pouco nos fios. Então, este é um produto que apenas limpa.” Bom, ela não está totalmente errada. O shampoo não vai tratar seu cabelo, como uma máscara faz. Porém, ao massagear o produto por alguns minutos, você garante que o produto aja de maneira adequada. A prova disso é o resultado que você tem.

Quais os melhores shampoos para lavar o cabelo?

Qual o melhor shampoo para o seu cabelo? Bom, isso vai depender da necessidade dos seus fios. E como, estamos falando aqui sobre intercalar. É claro, que vamos usar mais de um produto para lavar cabelo.

Eu indico pelo menos um shampoo hidratante, nutritivo e – ou com ativos reparadores, como as proteínas. Confira as sugestões abaixo:

Sugestões

Para conferir mais dicas de produtos incríveis para sua rotina capilar acesse minha página na Amazon. Pois lá eu compartilho minhas principais listas de produtos, que uso e indico no dia a dia.

E aí, charmosa, você também gosta de fazer rodízio de shampoos? Mas caso você ainda não faça, tente aí e depois me conta.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress