Móveis de MDF e MDP: Diferenças e benefícios de cada um

20/09/2021 | Sobre Decoração

Entre os diversos materiais utilizados na construção dos móveis; existem o MDF (que provavelmente vocês conhecem) e o MDP (que está muito presente em móveis, mas não é tão falado). Não há quem não ache lindo um móvel trabalhado em uma dessas chapas, no entanto, elas possuem diferenças e é sobre elas que falaremos hoje. A madeira começou a ser utilizada em grande escala a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. No entanto, com a produção lenta e a matéria prima escassa, foi necessário adaptar a sua fabricação. Então foi aí que surgiram as madeiras de chapa reconstituída, que conhecemos popularmente como MDP e MDF. Pois além de ajudar na preservação do meio ambiente, ambas têm um custo mais acessível e uma variedade de cores e acabamentos. 

É muito importante saber estas diferenças, pois assim escolhemos os melhores móveis de acordo com nossa necessidade. Eu estou reformando meu quarto, portanto entender um pouco mais sobre as diferenças dos materiais me ajudou a escolher melhor e economizar.

VEJA AGORA: Como organizar a cômoda do bebê de forma prática

Móveis de MDF e MDP


A principal diferença entre os móveis de MDP e os móveis de MDF está na sua estrutura interna. O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse é um material mais maleável, Pois permite a manipulação sem o estrago do material. Por isso se utiliza muito no artesanato e na fabricação de móveis com acabamentos elaborados, como curvas e contornos.  É um material pouco poroso e com bom acabamento para pintura, mas por se tratar de uma matéria prima leve, ele pode empenar. Resiste bem à umidade e segura muito bem os atritos que podem vir a ocorrer. 


Já o MDP é a sigla de Medium Density Particleboard, em português, painel de partículas de baixa densidade. Devido às três camadas internas, tem uma maior resistência estrutural. Ou seja, ele não oferece tanta maleabilidade e funciona melhor em superfícies planas, como painéis, fundo de gaveta, prateleira, entre outras. Assim como o MDF, o MDP é criado a partir de uma alta temperatura e pressão. Sua manipulação é mais delicada, já que é um material que estraga mais facilmente. 

Móveis de MDF e MDP
MDF
MDP


Qual é o melhor


Não existe melhor ou pior, os materiais variam de acordo com a sua necessidade. Se for usar o móvel em um ambiente aberto e úmido, na teoria, nenhum dos dois é indicado, pois eles absorvem umidade. Mas o MDP apresenta uma vantagem: por ser composto de partículas de madeira e ser menos denso, quando ele absorve a umidade essas partículas incham primeiro, o que faz com que a espessura do material demore a aumentar. Já o MDF quando passa pela mesma situação, incha mais facilmente. Isso acontece porque ele é composto de uma camada maciça de fibra de madeira, que em contato com a umidade apresenta uma expansão mais rápida. 


Outro ponto a ser considerado na hora de fazer sua escolha é o peso colocado sobre o objeto. O MDP costuma suportar uma carga maior que o MDF, por isso, ele é indicado para gavetas, prateleiras e painéis que precisam suportar itens mais pesados. Mas outra coisa que muda entre um e o outro é em relação à pintura do material. Pois O MDP apresenta uma melhor absorção a tinta, sua superfície permite que o resultado fique homogêneo e sem irregularidades. 
Então, para fechar com chave de ouro, algumas características importantes de cada um deles: 

Características dos móveis de MDF e MDP

MDFMDP
ComposiçãoPlaca uniforme feita a partir da prensa de fibras de madeira com resina.Placa feita a partir da prensa de partículas de madeira com resina; dividida em três camadas.  
ResistênciaMais resistente à atrito.Menos resistente à atrito. 
Melhor usoMóveis mais maleáveis, portanto suporta designs diferentes. Móveis retilíneos sem curvas ou acabamentos diferentes.
Suporte de pesoÉ mais pesado (denso) e suporta menos peso.É mais leve e suporta mais peso, pois sua forte estrutura tem três camadas.
EconomiaUm pouco mais caro que MDP.Material mais econômico.
Resistência à umidadeMaior probabilidade de expandir com rapidez em contato com umidade.Demora mais para expandir, pois possui às três camadas em sua composição. 

Mas agora me conta, vocês já conheciam os dois materiais? Qual seu preferido?

Beijos!!

  • Top