Cronograma capilar para o verão: Veja o que não pode faltar

Date
jan, 03, 2022
Cronograma capilar para o verão Veja o que não pode faltar

Hoje vou te mostrar como fazer e o que não pode faltar no seu cronograma capilar para o verão. São dicas fundamentais para proteger seus fios na estação mais quente de ano. Pois sabemos que as altas temperaturas podem acabar prejudicando nossa saúde capilar. Então é importante manter uma rotina de cuidados que protege e oferece tudo o que nosso cabelo precisa neste período do ano.

Publicidade - OTZAds
Cronograma capilar para o verão Veja o que não pode faltar

Primeiro precisamos entender que cada cabelo tem uma necessidade diferente e ela é cíclica; ou seja, muda com o tempo. Portanto o seu cronograma capilar precisa ser personalizado para você; isso é o que eu chamo de rotina capilar personalizada. As dicas a seguir vão te dar o norte para você manter seus fios saudáveis no verão, mas você precisa adaptar para sua realidade.

Vale lembrar também que nem só de cronograma se vive um cabelo. Eu já mostrei aqui na CHARME-SE os 4 pilares para um cabelo saudável. E é fundamental que você leia o artigo; pois nele eu te mostro e explico que ter cabelos saudáveis de verdade vai muito além do cronograma capilar.

Cronograma capilar para o verão

O cronograma capilar é dividido em 3 etapas:

  • hidratação:  repõe água
  • nutrição: fornecimento de lipídios
  • reconstrução:  repõe as proteínas/aminoácidos do cabelo

Cada uma destas etapas é fundamental para devolver os nutrientes que os fios perdem no dia a dia. Então, isso significa que vamos fazer cada uma destas etapas, o que vai mudar vai ser a quantidade de vezes que fazemos cada tratamento; porque tudo vai depender da necessidade do nosso cabelo.

No cronograma capilar básico que você encontra pele internet, eles sempre te apresentam tabelas prontas, padronizadas. Não é errado usa-las, contanto que você saiba como e quando adapta-las para você.

Eu não vou montar tabela nenhuma por aqui, porque acredito que é muito melhor você entender o efeito que o verão tem nos seus fios e como os tratamentos podem suprir isso.

Como montar seu cronograma capilar ?

Então a primeira coisa que a gente tem que entender é que o verão, dependendo do local onde você mora é um momento de tempo úmido. Isso acaba deixando os fios com mais frizz e volume indesejado. As altas temperatura aumentam a desidratação, que deixa os fios ressecados e opacos; o que pode ocasionar quebra e pontas duplas a longo prazo. Mas além do sol, o mar, piscina, vento, cloro; tudo isso também contribui para danificar nossos fios.

Então, partindo deste princípio nós montamos o nosso cronograma. Além de entender os efeitos causados pelo verão, é importante olhar e analisar o estado dos seus fios. Então para cabelos que estão sofrendo com muito frizz, ressecamento, perda de movimento e sedosidade é importantíssimo intensificar a hidratação. Se você faz uma por semana, passe a fazer duas vezes, pelo menos apenas durante este período. Mas sempre lembrando de nutrir toda semana; e reconstruir pelo menos uma vez no mês.

Em cabelos mais fragilizados, como fios ressecados com quebra e pontas duplas: Eu sugiro um corte das pontas, reconstrução capilar de 15 em 15 dias e intensificar a nutrição capilar. Lembre-se que hidratação e nutrição precisa ser um cuidado semanal.

Lembre-se: cabelo opaco precisa de água; cabelo ressecado precisa de água e nutrição e um cabelo quebrando precisa de mais força e é a reconstrução capilar que garante isso.

Quais os melhores produtos para o seu cabelo ?

Para cuidar dos cabelos no verão e em qualquer estação; invista sempre em produtos com boas proteínas e manteigas. Pois são ativos poderosos capazes de reestruturar a fibra capilar e proteger os fios.

Abaixo separei meu top 5 com os melhores produtos para o seu cronograma capilar.

Dicas importantes para cuidar do seu cabelo no verão

  • Lembre-se que se hidratar por dentro é fundamental. Pois não adianta comprar uma máscara de hidratação maravilhosa e esquecer de hidratar seu corpo. Então procure sempre beber bastante água.
  • Antes de entrar no mar ou na piscina aplique um leave-in; pois este produto forma uma película nos fios e ajuda a protegê-los do cloro e demais agentes presentes nas águas.
  • invista em produtos com filtro UV
  • Cuide da sua alimentação. Pois isso interfere diretamente na saúde capilar.
  • Sempre após a praia e piscina lave seus cabelos com água doce.
  • Mantenha o couro cabeludo e os fios bem limpos.

Agora você sabe como montar um cronograma capilar personalizado para o verão. Então não perca tempo e já divide estas informações, cheia de dicas preciosas com suas amigas. Mas antes; me conta aqui nos comentários o que vai mudar na sua rotina capilar para o verão daqui para frente.

Beijos!!

Simone

Charmosa, mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

1 Comentário

  1. Responder

    Lulu

    03/01/2022

    Olá, Si!
    Super importante saber identificar o que o seu cabelo precisa no cronograma capilar.
    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
    Big Beijos,

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Oi, eu sou a Charmosa. Me chamo Simone Benvindo. Sou mãe, empresária. Uma mulher que aprendeu a se amar através do autocuidado e hoje tem a missão de mostrar para as outras mulheres o poder de se olhar com mais carinho.

Já faz parte da newsletter?

Receba sobre a Charme-se direto no seu email!

Vamos te enviar conteúdo sobre moda e outras mensagens que vão melhorar seu dia ♥