Ressecamento capilar: 6 principais motivos e como resolver

10/08/2021 | Sobre Cabelo Cacheado

Um dos problemas capilares que mais incomodam e que é mais frequente, com certeza é o ressecamento capilar. Isto pode acontecer com qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Mas a boa notícia é que tem sim como recuperar o cabelo, e além disso o melhor é que também conseguimos prevenir com algumas dicas bem práticas.

O ressecamento capilar pode ocorrer de várias maneiras. Portanto é necessário analisar sempre se a rotina capilar que você faz esta de acordo com as necessidades do seu cabelo. O cabelo pode ficar ressecado devido ao clima, químicas, falta de cuidados, entre outros fatores. Quando os fios estão neste estado, o cabelo fica sem movimento; áspero como palha, sem brilho e em casos extremos pode até quebrar. Se você está passando por isso; não se preocupe. Pois abaixo separei 6 principais motivos para o ressecamento capilar e como você pode resolver.

Ressecamento capilar

O que causa o ressecamento capilar?

Primeiro precisamos entender que existe uma grande diferença entre cabelo ressecado e raiz seca. Geralmente quem tem couro cabeludo mais seco é devido a genética. Então, neste caso o que acontece é que os folículos pilosos acabam produzindo pouco sebo. Pois este sebo natural é responsável pela proteção e nutrição. Portanto quando isso acontece a pessoa pode acabar sentindo ardência, escamação e repuxamento na região. Já o cabelo ressecado ele está mais ligado a questões externas, como vamos mencionar logo abaixo. Exceto é claro quando for uma condição causada por porosidade capilar natural (fator genético).

1.Falta de uma boa higienização

É importante lavar corretamente o cabelo, pois caso contrário pode ocorrer doenças capilares ou até mesmo o efeito Build Up. Mas seja qual for a consequência, irá deixar seus fios fragilizados. Então leve em consideração que para fazer uma boa limpeza nos fios é indicado usar bons produtos e lavar no mínimo 3 vezes na semana.

Cuidado com o uso do pré-poo. Esta é uma ótima técnica para manter os fios hidratados, mas nem sempre é uma boa opção.

 Se o seu cabelo é muito oleoso na raiz e seco nas pontas, provavelmente você irá usar um shampoo de alta adstringência. Então, neste caso é bom usar um pré-shampoo, porque ele vai proteger as suas pontas.

No caso de uma cacheada com couro cabeludo mais seco. Ela vai lavar o cabelo com menos frequência. Esta cacheada se estiver usando um shampoo de baixa adstringência(Low poo), ao usar o pré-poo ela não vai conseguir uma boa higienização dos fios. E nós cacheadas usamos muitos produtos; principalmente na finalização. O ato de não higienizar corretamente os fios pode contribuir com acúmulo de resíduos, impedindo que os tratamentos penetrem. Com o tempo o cabelo vai ficando fragilizado.

6 maneiras para evitar o ressecamento do cabelo

2.Excesso de produtos

Além do excesso de produtos o excesso de tratamentos como químicas, também podem prejudicar sua saúde capilar. Pois ao usar muitos produtos, você impede a absorção de umidade e nutrientes sobre o fio. Então, é importante sempre dosar bem a quantidade de produtos que você usa, alinhado a uma boa higienização.

Ao aplicar finalizadores, comece sempre com pequenas quantidades para evitar o excesso e que o fio fique pesado.

3.Excesso de ferramentas térmicas

As altas temperaturas retiram a umidade dos fios. Portanto os cabelos ficam mais enrijecidos, secos e podem ressecar. É indicado usar sempre um protetor térmico; mas estes produtos não protegem 100%, é apenas uma ajuda. Então sempre que puder, deixe seus fios secarem ao natural.

4.Falta de nutrição

A nutrição capilar vai repor os lipídios dos fios. Isso vai ajudar a manter os cabelos saudáveis, com elasticidade, macios. Além disso a nutrição capilar auxilia a manter os nutrientes e a água dentro dos fios. Pois forma uma camada protetora.

A nutrição capilar é uma das etapas do cronograma e precisa ser feita no mínimo uma vez na semana.

5.Falta de corte regular

É indicado cortar as pontas dos fios regularmente. Afinal nosso cabelo tem um ciclo de vida e este corte pode trazer vários benefícios.

Em algumas situações é possível recuperar pontas danificadas do cabelo. Mas em outras, como quando o dano é mais interno só um bom corte irá resolver.

Confira todos os benefícios aqui > Por que é importante cortar as pontas do cabelo.

A importância de escolher bons produtos

6.Usar shampoo errado

Ha algum tempo atrás as marcas separavam os shampoos da seguinte maneira: transparente era de limpeza profunda; perolado era hidratante etc. Mas hoje em dia nem sempre é assim. Então observe sempre a composição do seu produto.

Primeiro precisamos lembrar que a função do shampoo é a limpeza. Então a partir disso nós temos os shampoos com baixa adstringência (low poo) e alta adstringência. Um cabelo mais seco que é lavado com mais frequência não necessita de um shampoo com sulfato forte. Já para cabelos que são lavados com menos frequência; um shampoo de alta adstringência vai conseguir fazer uma limpeza melhor.

Aqui em casa eu gosto de intercalar os dois de acordo com a necessidade do meu cabelo. Mas as vezes uso um co-wash também.


Agora que você conhece mais a fundo estas possíveis causas do ressecamento capilar; vai ficar mais fácil de analisar o que você precisa melhorar nos cuidados com seu cabelo. Mas agora me conta, você tem se cuidado bem? Gostou das dicas?

Compartilhe este post com as amigas, beijos ♥

  • 10/08/2021

    Oi Simone, falta de corte regular ajuda mesmo para ressecar o cabelo, eu por exemplo ja passei mais de 2 anos sem cortar e para isso eu fazia muita hidratação.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • Simone
      13/08/2021

      Pois é, cortar regularmente ajuda demais

  • Samara Silva
    10/08/2021

    Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns!

    Meu Blog: Significado de Sonhos

  • 13/08/2021

    Nossa Si, meu cabelo ficou louco com o tempo seco e frio em São Paulo. Tô sentindo que não consigo higienizar direito o couro cabeludo, daí tô mudando as marcas de xampu para ver se encontro um que me ajude, vou ver isso do pré-poo

    Zíper Chique

    • Simone
      13/08/2021

      Sim, o tempo interfere bastante. Se precisar de ajuda é só chamar

  • Top